Pneumocócica 13

O que previne:
A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos. É uma vacina inativada, composta por 13 sorotipos de Pneumococos conjugados com a proteína CRM197, sais de alumínio, cloreto de sódio, ácido succínico, polissorbato 80 e água para injeção.
Indicação:
Rotina: crianças de 2 meses a 6 anos;
Rotina: para maiores de 50 anos, sobretudo os maiores de 60 anos (junto com a vacina Vacina pneumocócica 23 valente);
Indicado também para crianças maiores de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de doenças crônicas (junto com a vacina pneumocócica 23 valente).
Contraindicações:
Pessoas que apresentaram anafilaxia após usar algum componente da vacina ou após dose anterior da vacina.
Doses:
• Crianças maiores de 6 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas, que justifiquem a vacinação e ainda não vacinados: dose única.
• Para maiores de 50 anos: dose única.
• Para os maiores de 60 anos, recomenda-se complementar a vacinação com a vacina pneumocócica 23 valente (VPP23).
Crianças menores de 6 anos que completaram o esquema de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde com a vacina PCV10 têm benefícios se tomarem mais uma dose da VPC13, o que aumenta a proteção contra a doença pneumocócica.
Eventos adversos:
Reações mais comuns (> 10%): diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou sono inquieto, febre e reações no local da aplicação (dor, vermelhidão, inchaço ou endurecimento).
Menos comuns: diarreia, vômitos, erupção cutânea, febre acima de 39°C.
Raras: choro persistente, convulsões, urticária, reação local intensa.